artigos
O aço é a mais versátil e a mais importante das ligas metálicas, é produzido em uma grande variedade de tipos e formas, cada qual atendendo a uma ou mais aplicações. Esta variedade provém da necessidade de contínua adequação do produto às exigências de aplicações específicas que vão surgindo no mercado. Existem mais de 3500 tipos diferentes de aços e cerca de 75% deles foram desenvolvidos nos últimos 20 anos.
Na construção civil, o interesse maior recai sobre os chamados aços estruturais de alta resistência mecânica, termo designativo de todos os aços que, devido à sua resistência, ductilidade e outras propriedades, são adequados para a utilização em elementos da construção sujeitos a carregamento. Os principais requisitos para os aços destinados à aplicação estrutural são: elevada tensão de escoamento, elevada tenacidade, boa soldabilidade, homogeneidade microestrutural, susceptibilidade de corte por chama sem endurecimento e boa trabalhabilidade em operações tais como corte, furação e dobramento, sem que se originem fissuras ou outros defeitos.
A tendência moderna, no sentido de se construir estruturas cada vez maiores, tem utilizado aços de maior resistência, os chamados aços de alta resistência e baixa liga, de modo a evitar estruturas cada vez mais pesadas.
Os aços de alta resistência e baixa liga são utilizados toda vez que se deseja:
Aumentar a resistência mecânica permitindo um acréscimo da carga unitária da estrutura ou tornando possível uma diminuição proporcional da seção, ou seja, o emprego de seções mais leves;
Melhorar a resistência à corrosão atmosférica;
Melhorar a resistência