artigos vaidade femenina
RAE-Revista de Administração de Empresas | FGV-EAESP
ARTIGOS
Recebido em 23.12.2011. Aprovado em 05.11.2012
Avaliado pelo sistema double blind review. Editor Científico: Dario de Oliveira Lima Filho
COMO ENTENDER A VAIDADE FEMININA
UTILIZANDO A AUTOESTIMA E A
PERSONALIDADE
How to understand women’s vanity using self-steem and personality
Cómo entender la vanidad femenina utilizando la autoestima y la personalidad
RESUMO
O artigo busca compreender a relação da autoestima e variáveis de personalidade na vaidade feminina e como essas associações podem influenciar a propensão de buscar cirurgias plásticas estéticas (CPEs).
Usando o modelo 3M (MOWEN, 2000), realizou-se um levantamento com 697 alunas de uma universidade federal brasileira, com idade entre 18 e 50 anos. Vaidade foi operacionalizada por dois traços: preocupação com aparência, que consiste em uma observação exagerada da aparência física, e visão vaidosa, referente à avaliação excessivamente positiva da própria aparência. Os principais achados indicam que quanto maior a criatividade, extroversão, amabilidade e necessidade de manter e de realçar o corpo, maior será a autoestima, e quanto maior a autoestima, menor a preocupação exagerada com a aparência física e maior a avaliação positiva que uma mulher faz de sua aparência. Mulheres materialistas e com necessidade maior de recursos corporais são mais excessivamente preocupadas com a aparência.
A influência da vaidade na propensão à CPE deu-se por meio do traço preocupação com aparência.
PALAVRAS-CHAVE | Personalidade, autoestima, vaidade, cirurgia plástica, modelo 3M.
ABSTRACT
The article seeks to understand the relationship between self-esteem and personality traits in feminine vanity and how these associations may influence propensity to undergo into cosmetic surgery. The subject has been studied using the 3M model (Mowen, 2000). The research is based on a survey of 697 students in a Brazilian Federal university, aged