ARTIGOS SOBRE TECNICAS DE VENDAS
Muito mais do que Motivação em Vendas: responsabilidade, satisfação e felicidade!
Por Allynson Lymer – Palestrante de Vendas e Treinador Comportamental
“A empresa deve gerar lucro, ou morrerá. Mas se tentarmos fazer funcionar uma empresa unicamente para obter lucro, ela também morrerá, pois não terá nenhuma outra razão de existir.” (Henry Ford)
A coisa mais fácil de encontrar hoje são informações. Estão disponíveis muitas informações, dos mais variados assuntos. Fiz um teste em uma busca na internet para o tema “Motivação em Vendas” e o (santo) Google encontrou 722.000 (é isto mesmo, setecentas e vide e duas mil) referências que de alguma forma, tratam sobre o assunto da motivação em vendas. Prossegui na busca e decidi procurar por um tema mais especifico “Como Motivar sua Equipe de Vendas” e para minha surpresa, encontrei 1.360.000 (você leu certo, um milhão, trezentos e sessenta mil) referências de como motivar uma equipe de vendas!
Aprofundando um pouco mais sobre as principais referências encontradas nestas pesquisas, praticamente a totalidade destas informações trazem dicas rápidas, quase que “pílulas mágicas” prometendo melhorar ou resolver a questão da motivação em vendas, tais como: forneça feedback positivo, mande cartas para seus funcionários, dê um dia de folga, promova almoço e jantares, dê prêmios em dinheiro, organize eventos, viagens, etc, etc, etc. Não estou afirmando que estas ações não funcionem em algum nível, apenas acredito que a questão é bem mais complexa e profunda.
Segundo Dean Spitzer, autor do livro “Supermotivação: uma estratégia para dinamizar todos os níveis da organização”, uma das pesquisas elencadas no livro revela que:
69% dos gerentes definem a falta de motivação dos funcionários como o problema mais desagradável que eles encontraram em sua organização.
73% dos funcionários disseram que sentem-se menos motivados hoje que quando começaram.
84% dos profissionais afirmaram que poderiam