Artigos Jornalisticos x Artigos Cientificos
Para explicitar melhor a diferença entre um artigo cientifico e um artigo jornalístico aproveitamos o tema Futebol, visto que vivemos em um país aonde este esporte tem grande representatividade.
Considerando que o artigo cientifico é o resultado de um estudo desenvolvido através de uma pesquisa, ele é escrito de forma clara, direta, concisa e objetiva pois apresenta o resultado e as conclusões do tema abordado. Neste caso, como exemplo, o esporte futebol poderá em determinado estudo ser apresentado da seguinte forma em um artigo cientifico: “Comparação do efeito do treinamento intervalado de sprints, de saltos e misto em relação à eficácia no desenvolvimento e retenção da força rápida e velocidade de deslocamento em atletas da equipe masculina de futebol da UFRGS: estudo de casos”, do autor Paulo Philipe Vecchio da Costa.
Em um artigo jornalístico o objetivo é basicamente o da comunicação, a linguagem é direta, tem caráter informativo e é escrito de forma impessoal, frequentemente fazendo uso da terceira pessoa. Normalmente, o processo de produção de um texto jornalístico se divide em quatro fases: a pauta (escolha do assunto), a apuração (verificação dos fatos e de provas), a redação (organização das ideias transformando-as em texto) e a edição (locação desses textos no jornal, correção e revisão dos mesmos). Para exemplificar melhor, citamos a matéria publicada no site do Globo Esporte com o título “Faltou ar na Bolívia: Bastidores da derrota do Flamengo”, no dia 29 de março de 2013.