Artigos definidos e indefinidos
É a palavra variável em gênero e número que precede um substantivo para determiná-lo de modo preciso (artigo definido) ou vago (artigo indefinido). Os artigos classificam-se em: Artigos Definidos: o, a, os, as. Os artigos definidos determinam o substantivo de modo particular, indicando ser o substantivo já conhecido do leitor ou do ouvinte. A sua ausência generaliza o substantivo. - O técnico elogiou jogadores de vários times. A anteposição do artigo o ao substantivo técnico particulariza-o; já é do conhecimento do leitor o técnico de que o texto trata. Já a ausência do artigo os diante do substantivo jogadores generaliza o substantivo, indeterminando-o.
Artigos Indefinidos: um, uma, uns, umas. Os artigos indefinidos não determinam o substantivo de modo particular, e sim de forma genérica. - O garoto pediu dinheiro. (Antecipadamente, sabe-se quem é o garoto.)
- Um garoto pediu dinheiro. (Refere-se a um garoto qualquer, de forma genérica.)
Emprego dos artigos
1) Ambos: Usa-se o artigo entre o numeral ambos e o elemento posterior, caso este exija o seu uso. - Ambos os atletas foram declarados vencedores. (Atletas é substantivo que exige artigo.)
- Ambas as leis estão obsoletas. (Leis é substantivo que exige artigo.)
- Ambos vocês estão suspensos. (Vocês é pronome de tratamento, que não admite artigo.) Observação: Segundo o dicionário Houaiss, podem-se usar as locuções ambos os dois, ambos de dois ou ambos e dois em construção pleonástica.
Todos: Usa-se o artigo entre o pronome indefinido todos e o elemento posterior, caso este exija o seu uso. - Todos os atletas foram declarados vencedores.
- Todas as leis devem ser cumpridas.
- Todos vocês estão suspensos. Se o elemento posterior for um numeral, haverá o artigo somente se o numeral for acompanhado de substantivo. - Todos os dez alunos foram suspensos.
- Todos dez foram suspensos.
Todo: Diante do pronome indefinido todo, usa-se o