artigoo
Orthothanasia and the humanization of a terminal state
Ricardo Bruno Leite da Cruz Felício¹
SUMÁRIO: 1- Introdução; 2- Conceito de ortotanásia; 3- O direito a morte digna; 3.1- Direito à vida, 3.2- Direito à saúde; 4- O entendimento da religião acerca da ortotanásia; 5- Considerações finais; Referências bibliográficas.
SUMMARY: 1- Introduction; 2- Concept of orthotanasia; 3 - The right to dignified death, 3.1-Right to Life; 3.2- Right to health; 4 - The understanding of religion about orthothanasia; 5 - Final Thoughts; bibliographic references.
Resumo: através desse breve estudo da ortotanásia venho expor uma visão sobre o direito de morrer com dignidade, primeiramente e ela precisa ser distinguida da eutanásia e da distanásia que apesar de serem práticas muito diferentes e com peculiaridades de uma para outra, ainda, são muito confundidas.
Palavras-Chave: Ortotanásia, morte digna, dignidade da pessoa humana.
Introdução:
1-(Introdução)
Inicialmente, com o estudo da ortotanásia e o direito a uma morte digna, temos que diferenciala das demais práticas comuns na área da saúde, Distanásia e Eutanásia.
Eutanásia é uma prática que ativa ou passivamente, porém de forma intencional, resulta na abreviação da vida de um paciente que teria mais algum tempo de vida, se lhe fosse dado a atenção e medicamentos necessários, ainda, se diferencia da distanásia, que consiste em ultrapassar os limites naturais da vida de um paciente terminal, quando, naturalmente aquela vida já deveria ter chegado ao seu fim, geralmente submetendo o paciente a dolorosos tratamentos que são invasivos e desproporcionais com a fragilidade do enfernado.
2-(Conceito de Ortotanásia)
Então o que viria a ser ortotanásia?, Ortotanásia é um método que, não aceita acelerar o fim de uma vida intencionalmente, e nem tampouco forçar os limites de uma vida que de forma natural já teria chegado ao fim, mas procura dar ao paciente terminal as condições