artigo5
HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA – REVISÃO DA
LITERATURA
Dentine hypersensitivity - Literature review
Maria Teresa Aiello Querido1, Suzane A Raslan2, Alexandre Prado Scherma3
RESUMO
Este estudo teve como proposta, baseado numa revisão literária, discutir aspectos importantes sobre hipersensibilidade dentinária cer vical, sua etiologia multifatorial, teorias de mecanismo de dor, diagnóstico diferencial, bem como a variedade de tratamentos disponíveis para alívio da dor. A hipersensibilidade dentinária é uma resposta exacerbada a um estímulo sensorial, que normalmente em um dente sadio não causaria dor. É uma patologia que afeta indivíduos de ambos os sexos em grande parte da população, e vários grupos dentais, causando desconforto bucal e gerando inconvenientes na vida do indivíduo.
Sua etiologia é multifatorial e existem várias teorias que procuram explicar o mecanismo da dor, sendo atualmente a mais aceita a teoria hidrodinâmica. Para que se possam eleger medidas terapêuticas adequadas é necessário um diagnóstico diferencial com outros tipos de lesões que podem causar respostas dolorosas semelhantes.
UNITERMOS: Sensibilidade da Dentina. Etiologia.
Mecanismo da dor. Terapia. Protocolos clínicos. R Periodontia
2010; 20:39-46.
1
Cirurgiã-dentista especialista em Periodontia
2
Doutoranda em Odontologia UNITAU - Universidade de Taubaté, Taubaté - São Paulo
3
Professor Assistente Doutor UNITAU - Universidade de Taubaté, Taubaté - São Paulo
Recebimento: 03/03/10 - Correção: 16/04/10 - Aceite: 10/05/10
INTRODUÇÃO
A hipersensibilidade dentinária é uma ocorrência clínica de alta prevalência e representa uma queixa comum em pacientes com retração gengival originada por diferentes causas.
Com a melhora da saúde bucal das populações, as pessoas têm mantido seus dentes por mais tempo. Assim, seguindo o declínio da cárie dental, o controle da doença periodontal ganhou prioridade, e, outros problemas odontológicos como a