Artigo
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VII
SENHOR DO BONFIM – BAHIA
PEDAGOGIA 2008.1
EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS NÃO-ESCOLARES
PEDAGOGOS SUJEITOS DE AÇÃO EM COMBATE ÀS DROGAS E VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Marivalda da Silva Nascimento Neuma Sá de Souza[1]
RESUMO: Este artigo apresenta relatos de experiência vividos durante o estágio de observação e participação em espaço não-escolar, que veio a tomar forma a partir da necessidade de se combater as drogas e a violência, mobilizando e sensibilizando um grande número de colaboradores, para juntos refletirmos sobre a problemática em questão. O estágio foi realizado no Espaço Manoel Ferreira Lima, no Bairro Novo Horizonte, na cidade de Antonio Gonçalves, neste espaço funciona o Pro jovem Adolescente.
O Pro jovem Adolescente é um programa do governo que foi lançado em setembro de 2005 pelo Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva. Este programa atende a jovens de quinze a dezessete anos de baixa renda que a família é cadastrada no bolsa família. Realizamos o estágio neste espaço com vinte e seis jovens de ambos os sexos, no turno vespertino de quarta a sexta feira. Desenvolvemos oficinas com dinâmicas, confeccionando painéis, cartazes e também após debates foram apresentados filmes, totalizando sessenta horas e teve como suporte, teorias discutidas no curso de pedagogia com orientação da disciplina Pesquisa e estágio em espaços não-escolar.
Palavras-chave: Adolescentes, Drogas e Violência.
INTRODUÇÃO
Estudar no curso de pedagogia não significa acumular informações técnicas, sobre o processo ensino-aprendizagem. Significa antes de mais nada, desenvolver a capacidade de questionamento e de experimentação com relação a essas informações. Por isso no decorrer deste artigo procuramos descrever momentos de realização,