Artigo
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
O PROCESSSO DE TRABALHO NO CONTETO CAPITALISTA
ALANA DE OLIVEIRA
Goiás, dezembro de 2012
Disciplina de Economia Política
Professor: George Francisco Ceolin
RESUMO
O trabalho será abordado dentro do contexto capitalista, enquanto processo de valorização e força de trabalho, fazendo uma descrição do processo de valor, dentro desse contexto.
Será analisada a concretização do trabalho enquanto processo de trabalho, mencionando as relações existentes entre o homem e natureza. Também será feita uma relação do trabalho com o ser social.
Palavras-chaves: processo de valorização, valor, contexto capitalista, ser social.
INTRODUÇÂO Este artigo fará uma abordagem do processo de trabalho, expondo a relação mediada entre o sujeito e o seu objeto. Será abordado o trabalho como forma de produzir valor, e a força de trabalho que é produtora do produto do trabalho, denominado mercadoria. Assim, o trabalhador vende sua força de trabalho para o proprietário dos meios de produção.
I TRABALHO E SER SOCIAL As características do trabalho configuram em relação á vida natural, um tipo novo de atividade, exclusiva de uma espécie animal. (NETTO, BRAZ, 2006, p.43).
“(...) O trabalho é um processo entre o homem e a natureza, um processo em que o homem, por sua própria ação, media, regula e controla seu metabolismo com a natureza. (...) Não se trata aqui das primeiras formas instintivas, animais, de trabalho. (...) Pressupomos o trabalho numa forma em que pertence exclusivamente ao homem. (...) Os elementos simples do processo de trabalho são a atividade orientada a um fim ou o trabalho mesmo, seu objeto e seus meios. (...) O processo de trabalho (...) é a atividade orientada a um fim para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer as necessidades humanas, condição universal do metabolismo entre o homem e a natureza, condição natural eterna da vida humana e, portanto, (...) comum