Artigo
Josiane Silva Rodrigues
Marília Grasiela Paixão da Costa
Este artigo busca refletir sobre a Educação Especial e a problemática da inclusão, afim de entender e saber lidar com indivíduos com necessidades educacionais especiais (NEE). Pois, ainda é um grande desafio para as escolas adotarem estes tipos de alunos, uma vez que as escolas não tem uma estrutura especializada e equipamentos para atender essas necessidades.
Palavras-chave: Qualificação, inclusão; exclusão; diferença e estrutura.
Introdução
Estamos vivendo em um mundo que sofre inumeras mudanças, seja no ramo educacional, como no político ou social. O mundo está cada vez mais "volátil" e temos que nos adequar às novas descobertas que vêm acontecendo em nossa sociedade.
Não é dificil perceber que somos uma sociedade "mista", e em meio às tantas diversidades encontramos cidadãos que necessitam de uma educação especializada.
O grande problema não encontramos somente em conviver com pessoas que precisam de uma atenção maior, mas sim, encontrar uma sociedade que supra essa carência que torna- se cada vez mais frequente em nosso dia a dia.
Consideremos que o Estado necessita "acordar" para um novo mundo em que pessoas precisam de uma educação especializada que inclua o indivíduo na sociedade da qual faz parte.
Uma das inúmeras dificuldades encontradas para enfrentar esse tipo de desafio é encontrar profissionais qualificados e preparados para saber lidar com esse tipo de situação, o que torna muitas pessoas esquecidas e leigas, sem nenhuma perspectiva de mudança.
Por outro lado a Educação Especial já está sendo vista com outros olhos pois, as pessoas com (NEE) estão fazendo parte da sociedade e é notável que as escolas já têm aceitado esses tipos de alunos, apesar de não haver muitos recursos para melhorar o aprendizado dos mesmos. As escolas procuram apropriar-se como podem e nem sempre se adequam por falta de estrutura e recursos para a educação de