artigo
José Adailton da Silva Júnior ¹
Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ
RESUMO
O envelhecimento sofre influência de doenças e hábitos deletérios. A maior expectativa de vida só será avanço social se preservar a aptidão do idoso. Atividade física é fator de proteção contra doenças crônicas e eficaz na sua terapêutica. O sedentarismo causa limitações reversíveis com atividade física. O que ocorre é um processo complexo que envolve muitas variações (por exemplo, genética, estilo de vida, doenças crônicas) que integram entre si e influenciam significativamente o modo que alcançamos determinada idade. O seguinte estudo mostrou que a hidroginástica na terceira idade é uma ótima opção, pois o corpo passa por inúmeras transformações, como declínio de massa muscular, óssea, queda na capacidade aeróbica e, é ideal para os idosos que são ativos e que não gostam de ficar parados. Além de ser uma atividade física muito prazerosa, que irá proporciona bem estar, diversão e uma vida social mais ativa, já que a atividade é feita em grupo.
Palavras-chave: Hidroginástica, idosos, atividade física.
1. Introdução
Afinal, o que é atividade física? A atividade física é, segundo Caspersen, "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso". O sedentarismo está evidente em todas as camadas sociais e faixas etárias atualmente, e tem como uma das causas os avanços dos recursos tecnológicos. Na velhice, o sedentarismo é em geral mais acentuado devido à crença popular de que, com o processo de envelhecimento, deve-se diminuir a prática de atividades físicas.
A atividade física (AF) regular surge como um meio de promoção de saúde e qualidade de vida. Em relação aos programas mundiais de promoção de saúde, os cientistas enfatizam cada vez mais a necessidade da AF como parte fundamental, pois neste novo milênio a inatividade física é considerada o