Artigo
ADOLESCENT PREGNANCY FROM A FAMILY PERSPECTIVE: SHARING PROJECTS OF LIFE AND CARE
Introdução:
A adolescência é a fase de transição entre a infância e a idade adulta, quando o desenvolvimento da sexualidade reveste-se da importância para o crescimento do individuo em direção à identidade adulta.
Modificações no padrão comportamental, no exercício de sua sexualidade, exigem atenção cuidadosa por parte dos profissionais, devido a suas repercussões, entre elas a gravidez.
Têm sido considerados como um grupo de risco para a ocorrência de problemas de saúde, umas vez que a gravidez pode prejudicar seu físico imaturo e seu crescimento normal. Além dos fatores biológicos, a gravidez adolescente apresenta repercussões no âmbito psicológico, sociocultural e econômico, que afetam a jovem, a família e a sociedade.
Objetivos:
Buscou-se identificar e analisar as representações sociais sobre a descoberta de uma adolescente grávida na família e sobre as mudanças ocorridas na vida da adolescente e na vida familiar em razão desse fenômeno.
Aspectos metodológicos:
Como foi instrumento para coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semi-estruturada. O roteiro da entrevista foi composto por questões relativas ao momento da descoberta da gravidez para a família, mudanças no convívio familiar, a vivência da gravidez para a família e a possibilidade de mudar algo em relação a esse processo.
O estudo foi realizado em domicílios de familiares de gestantes adolescentes usuárias de uma unidade básica de saúde de um município do interior paulista, de médio porte.
Resultados e Discussão:
Para as mulheres, a adolescência pode ser caracterizada como uma fase de transição na qual existe o condicionamento e o treinamento de sua “aptidão” para o papel de mãe e esposa que devia ser assumido na sociedade.
Os familiares entrevistados