Artigo
Os objetivos que se pretendem atingir com a implementação de um Sistema da Qualidade, de acordo com a ISO 9001, são entre outros:
O principal objetivo da ISO 9001:2008 é a satisfação do cliente
Penetração em novos mercados, ou manutenção dos existentes,
Aumento da confiança, interna e externa, nos métodos de trabalho.
Reorganização da empresa,
Aumento da motivação dos colaboradores,
Prestígio,
Maior controle dos custos de não qualidade e sua diminuição,
Aumento da satisfação dos clientes.
Reconhecimento quase mundial,
Integração na lista de empresas líderes do mercado mundial.
Alterações da proposta na norma NBR ISO 9001
Generalidades: Alerta a organização sobre a influência do ambiente do negócio e dos riscos. Esclarece a questão da conformidade com os requisitos regulamentares e estatutários que deverão ser atendidos quando se referem ao produto. Abordagem por processo: Esclarece que a gestão dos processos deve produzir a saída desejada (foco no planeamento). É mantida a metodologia de abordagem por processos da revisão 2000.
Relação com a ISO 9004: É Simplificado o primeiro parágrafo. Identificando mais claramente que a eficácia do SGQ deve focar, também, o cumprimento dos requisitos estatutários e regulamentares. Amplia o conceito dos objectivos da ISO 9004.
Compatibilidade com outros sistemas de gestão: Actualizada a versão da ISO 14001.
Competência, sensibilização e formação: Este requisito foi significativamente alterado. Ficou mais claro, o objectivo é atender às competências necessárias para o pessoal que afecta a conformidade com os requisitos do produto, não limitadas à formação. Eliminada a necessidade de avaliação da eficácia das formações realizadas, porém, deve-se assegurar que as competências foram atingidas.
Infra-estrutura: Incluídos os sistemas da informação como parte da infra-estrutura.
Ambiente de trabalho: Incluída “nota” esclarecendo o termo “ambiente de trabalho”. Determinação