Artigo
São Paulo
Universidade Nove de Julho
2014
RESUMO
Para uma melhor compreensão do fenômeno população em situação de rua,é necessário compreender as múltiplas determinações que constituem essa situação. Acompanhar o movimento histórico, político-social que está em constante transformação, com o objetivo de construir uma reflexão que associe a complexidade do cotidiano dessa população, junto as causalidades e a discriminação social que ocorreram durante séculos e suas desigualdades econômicas.
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é se aprofundar no assunto de população em situação de rua pelo olhar do Serviço Social. O interesse principal esta voltado para um olhar mais crítico em relação ao indivíduo e seu espaço territorial, é necessário apreender as determinações que constituem essa situação, acompanhando o movimento histórico e econômico-social da realidade que está em constante transformação. O que justifica essa produção é ter um olhar além de um retrato social com a população de rua, ou seja uma visão mais ampla sobre este aspecto. Com o intuito de observar a adaptação no ambiente, as causalidades e motivos do deslocamento desses moradores, adotando-se uma perspectiva crítica das vulnerabilidades a sua proteção para promover a garantia de direitos.
A metodologia deste estudo foi por meio de pesquisa na internet, em busca de artigos que tratassem do assunto, visitas à biblioteca para encontrar informações que agregassem mais conteúdo ao assunto. Nessa primeira etapa não será necessário mais do que essas ações para realizar a pesquisa.
De acordo com (RIZZOTTI, et al, 2013) afirma que todo indivíduo em situação de rua acaba nesta condição por alguma desmotivação seja no lar familiar, dependência química, desemprego, condições de pobreza e preconceitos. Isso significa que essas exclusões sociais acontecem por desavenças