artigo
Título : 1-Prática Docente, Comodismo, Conflito de Gerações. 2- O comodismo escolar frente às inovações tecnológicas. 3- O comodismo escolar frente aos novos paradigmas. 4- O comodismo escolar e os novos paradigmas.
Cristina Santos Cruz
Fabiane Maria Figueroa Pereira
Luana Zuli
Luzia Francisco dos Santos
Marina França
Solange de Fátima de Oliveira
RESUMO
Este estudo traz uma reflexão sobre o tema do comodismo no mundo escolar. A realidade das novas gerações Y e Z, que exigem atitudes inovadoras de docentes, gestores e discentes. Isso pode estimular o surgimento do comodismo, procurando culpados pelo fracasso escolar. Estudando algumas teorias detectamos como a prática docente influencia na vida do aluno. Não obstante o professor tem grande responsabilidade em suas mãos, o futuro da sociedade em partes, depende dele. É necessário rever os conceitos da formação docente, esquematizar nova metodologia, onde o discente seja o protagonista de sua formação, dentro da responsabilidade, autonomia, solidariedade e justiça. Uma educação para novas gerações exige novos métodos dentro do paradigma da tecnologia frenética.
Palavras – chave: Comodismo. Professor. Inovação. Tecnologia. Aluno.
1 INTRODUÇÃO
Vivemos em uma época de globalização, tanto da economia quanto das tecnologias e informações que vêm sendo modificadas constantemente e refletem diretamente na cultura da sociedade. Esse progresso como o avanço na medicina, os computadores, meios de comunicação, meios de transportes, facilitam nossa vida trazendo conforto e inovação. Infelizmente nem sempre a escola e os professores conseguem acompanhar o ritmo das mudanças que estão ocorrendo na sociedade. A educação no Brasil teve início por volta de 1549 quando os padres da Companhia de Jesus instalaram a primeira escola. O ensino era tradicional. No governo de Getúlio Vargas, deu-se início à escola nova, onde o professor não se comportava como o