Artigo
A Internet e a Linguagem Escrita
Como todos sabem que a linguagem escrita tem uma função primordial na sociedade desde os tempos remotos, sendo assim todas as pessoas que lêem um texto a princípio espera coerência nas frases, palavras escritas corretamente, uma comunicação objetiva e clara. Portanto na Era Digital a linguagem usada no momento é a internetê, nome dado pelo emprego de palavras que não faz parte das normas gramaticais.
No âmbito acadêmico temos que procurar desviar de vícios gramaticais, a busca contínua de palavras enriquecedoras em suas escritas e conseqüentemente em suas falas. Temos que compreender que temos que manter as nossas raízes gramaticais, pois se perdemos esse foco nos perderemos completamente a forma de comunicar com o outro em suas diversas esferas.
É sabido que frases, textos, mensagens trocadas por internautas implicam palavras cada vez mais enxutas para facilitar na digitação e a comunicação virtual entre as pessoas, uma vez que essa costumeira interatividade é realizada por pessoas que se conhecem como amigos, namorados, colegas de serviços entre outros, mas o detalhe importante diante disso é a generalização dessa atitude, pois foi transferido para o ambiente educacional e ferindo assim a gramática, tendo como conseqüência produção de textos cada vez mais empobrecidos.
Precisamos estabelecer continuamente com os nossos alunos o exercício de ler mais, instigá-los a sempre consultar um bom dicionário para não abdicarmos o que até então temos interiorizados e construído em nossa história enquanto atores responsáveis pela perpetuação de os valores sociais, culturais, lingüísticos e entre outros que são coerentes a qualquer ser humano inserido no contexto social.
Existe normas na comunicação digital chamada Netiquetas, ou seja, regras básicas e importantes poder se interagir no contexto virtual.
Conforme, Andrade no que diz respeito a linguagem escrita se traduz da seguinte maneira:
Na Internet,