Artigo
ALUNO: SANDRA OLIVEIRA OKAMURA
MATRÍCULA: 201202162495
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE E MERCADO DE TRABALHO PROFESSOR: MARTA CHAVES
DATA: 15/11/2012 – FORTALEZA/CE
RESUMO
Devido ao progresso apresentar um quadro de crescimento, muitos segmentos que compõem a sociedade estão focando suas preocupações para alguns temas que até pouco tempo não se falava muito: preservar o ambiente e o custo gerado por esse crescimento em escala mundial. Com isso, setores específicos da sociedade começaram a buscar caminhos que controlassem e tivessem o objetivo de que fossem produzidas soluções pretendidas para o desenvolvimento sustentável.
Com tudo, a contabilidade que é uma ciência que tem como propósito o estudo do patrimônio das entidades, seguiu nesse caminho social e se mostra como um mecanismo gerencial essencial com vistas a conferir os encargos decorrentes dos choques ambientais evidenciados pelas atuais atividades econômicas.
Com intensão de tornar claro o relacionamento entre a empresa e o meio ambiente, a Contabilidade Socioambiental, confirmada como mais um segmento das Ciências Contábeis, que vem ocupando espaço privilegiado atualmente na sociedade, foi criada para fornecer informações e interpretações com pontualidade a empresas, governos e demais usuários a respeito de seu patrimônio ambiental e os respectivos efeitos ocasionados pelos danos ao meio ambiente, os quais podem ser mensurados sem moeda.
Palavra-chave: sustentabilidade, contabilidade, ambiente
ABSTRACT
Due to progress to provide a framework for growth, many segments that make up society are focusing their concerns to some issues that until recently did not speak much: preserving the environment and cost generated by this growth worldwide. Thus, specific sectors of society began