Artigo
Para que um comportamento seja analisado deve-se levar em consideração um desempenho orgânico em particular, as interações com o ambiente num determinado período de tempo e as variáveis que inferiram sobre o sujeito em variadas circunstâncias.
As interações com o ambiente podem modificar ou alterar o comportamento e, de igual forma o comportamento altera o ambiente gerando outros comportamentos, onde cada evento é analisado separadamente.
Estamos interessados então, nas causas do comportamento humano. Queremos saber por que os homens se comportam da maneira como o fazem. Qualquer condição ou evento que tenha algum efeito demonstrável sobre o comportamento deve ser considerado. Descobrindo e analisando estas causas poderemos prever o comportamento; poderemos controlar o comportamento na medida em que o possamos manipular (SKINNER, 1981, p.34).
Dentre as contribuições de Skinner para a abordagem comportamental, destaca-se a noção de operante, que baseia-se na Lei do Efeito anteriormente proposta por Thorndike em que “as respostas para uma situação, que são seguidas por um estado recompensador de eventos, vão ser fortalecidas e vão se tornar respostas habituais para aquela situação” (1898, p xx), sendo que Skinner propôs que nem todas as ações eram reflexas, mas que havia uma