artigo
Maria Helena NovaesI; Aline Schiper; Ana Paula CoutinhoII; Ana Paula SchiperII; Tatiana MeirellesII
I Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro
II PIBIC
RESUMO
A pesquisa sobre a influência da representação social do idoso teve por objetivo analisar tal construto em grupos de idosos, institucionalizados ou não, de 60 a 90 anos, de vários níveis socioeconômicos. Três dimensões foram estudadas: a da sua influência nas modalidades de atendimento; nas atitudes dos profissionais que lidam com eles; e nos comportamentos interativos dos e com os idosos. Essa análise foi baseada nos elementos constitutivos do núcleo central desse construto que foram isolados, a fim de permitir o planejamento de uma intevenção de cunho preventivo e uma orientação mais adequada dos programas sócioeducativos.
Palavras-chave: 3ª idade, Representação social, Atendimento a idosos.
ABSTRACT
The purpose of this study was to investigate social perception at the elder1y among groups aged 60-90, pertaining to various socioeconomics levels. Three dimensios were chose for study: types of programs offered, attitudes from the professional staft atending them and behaviors within and between the elder1y groups. Main constructs were analyzed from the responses obtained for preventive intervention and a more adequate orientation to socioeducational programs is discussed.
Keywords: 3th age, Social representation, Atenting aged.
Introdução
Cada um de nós avalia e percebe o processo do envelhecimento a seu modo, com base no que sucede consigo, evocando experiências passadas ou presentes com idosos, assim como expectativas face à velhice.
Por outro lado, a Terceira Idade aqui entendida, não como uma entidade isolada, mas sim através de pluralidade de inscrições sócioculturais, faz com que a