Artigo
Esta Resenha Crítica do texto”Um discurso sobre as ciências” de Boaventura de Sousa Santos,faz parte da avaliação parcial do curso Metodologia do Ensino Superior, da disciplina Metodologia da pesquisa sob a orientação da
Salvador
Março/2011
O PARADIGMA EMERGENTE
Baseando-se nos antecendentes históricos que acompanham o desenvolvimento da ciência, Boaventura de Souza Santos defende a idéia de que a reflexâo crítica nos permite fazer pontuações acerca da evolução humana como um processo dinâmico, onde ocorrem contradições e mediações bem como nossa participação como agentes ativos dos avanços e recuos das transformações sociais.
O autor faz uma análise das nossas verdades, conhecendo diferentes sínteses das mudanças sociais e científicas.
Segundo Boaventura, uma sociedade que passa por uma revolução científica sofre muitas e diferentes transformações sociais.
1. Todo o conhecimento científico-natural é científico-social
A concepção mecanicista da matéria e da natureza se contrapõe aos conceitos de ser humano, cultura e sociedade. Algumas características inerentes ao ser humano já foram constatadas de que hoje são atribuídas a outros sistemas.
Estudiosos da química, da física e da biologia discorrem sobre a consciência do conhecimento, e hoje sujeito e objeto sofrerão uma transformação por conta da distinção entre as ciências naturais e sociais.
Para teoria geral dos sistemas, Boaventura baseia-se no biólogo Karl Ludwig Von Bertalanfly , hoje representado por Fritjof Capra na obra, THE WEB OF LIFE(A Teia da Vida), que apresenta a valorização do comportamento coletivo, uma vez que o conhecimento humano perpassa pelas experiências individuais que ao serem trocadas com outros, se difundem formando uma nova concepção de comportamento humano. Conceitos e pré-conceitos fazem parte da formação