artigo
Este artigo tem como objetivo ressaltar a contribuição da linguagem musical aliada à formação integral das crianças na fase primária. A linguagem musical tem como finalidade, trazer o desenvolvimento da criança para os aspectos cognitivo, afetivo e motor. Na fase primária as crianças têm a necessidade de se movimentar de um lado para o outro.
A música é uma linguagem de comunicação significativa, é através dela que a criança transmite suas emoções e sensações mais profundas de alegria ou de tristeza. Na linguagem musical estão contidas as cantigas de ninar, as canções de roda, as parlendas e todo jogo musical.
Conforme Brito (2003), descreve que o processo de musicalização na criança começa de maneira espontânea, de forma intuitiva, por meio de sons do ambiente, quando a mãe canta, após o nascimento influenciará em seu desenvolvimento integral. Ela ainda chama a atenção para a percepção do som, o ouvir como parte integrante da integração entre o homem e o meio em que vive. Os sons que nos rodeiam são expressões da vida, do movimento e indicam as situações em que vivemos.
A música desenvolve a oralidade, o movimento, estimula a afetividade e organiza o ritmo. Piaget afirma que : “ A música além de suas próprias atribuições, socializa e sensibiliza o individuo,desenvolve o poder de raciocínio, tão importante em todas as fases de nossas vidas. Auxilia, ainda na coordenação neuromotora e na parte fonoaudiológica da criança.