Artigo
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
INCLUSÃO E MERCADO DE TRABALHO:
UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR RECEM FORMADOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM ESCOLHER A CARREIRA E ATUAR NO MERCADO DE TRABALHO.
RESUMO
O objetivo desta pesquisa foi analisar as dificuldades que os recém formados em ciências contábeis tem em escolher e atuar no mercado de trabalho. Considerando a preocupação com a responsabilidade fiscal, legal e profissional. Foi utilizada uma pesquisa com base numa entrevista de aspecto qualitativo com Prof. Caetano MARINHO dos Santos Júnior Publicado em 18/07/2013. Questões como capacitação profissional, áreas de atuação, capacidade para produzir novas idéias e novas perspectivas profissionais na área contábil.
Observa-se a predominância da motivação destes novos profissionais e o grande campo oferecido no mercado de trabalho. O estudo oferece uma visão ampla sobre a busca por oportunidades nas organizações da atualidade.
Palavras chave: Novos profissionais contábeis, Inclusão, Mercado de Trabalho.
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
INCLUSÃO E MERCADO DE TRABALHO
O tema deste trabalho é sobre inclusão de novos profissionais contábeis no mercado de trabalho. Esse tema foi escolhido tendo em vista a busca por oportunidades no campo profissional, onde foram observadas as diversas áreas de atuação no setor da contabilidade e a preocupação das empresas em contratar pessoas qualificadas.
Temos no Campo de atuação conforme A Resolução nº 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade destaca diversas atribuições peculiares do profissional contábil. Além destas funções relacionadas, outros mercados estão surgindo em função das mudanças tecnológicas, da globalização e de outros fatores que ampliam a cada dia o campo de ação deste profissional.
O profissional contábil poderá atuar como:
Contador
Poderá atuar em várias áreas: Contabilidade Pública, Rural, Hospitalar, Industrial, Comercial,