artigo
Adriel Cordeiro - adriel_cordeiro@hotmail.com
Eliezer Marques – comp-eliezermarques1@hotmail.com
Fabricio José Z. Correia – fabricio_jzc@hotmail.com
Geraldo Oliveira Júnior – geeraldooliveirajr@hotmail.com
Luiz Fernando Shicovisky - nando_chicovis@hotmail.com
Nathan Vinicius Moura Nunes- nathan.curitiba@gmail.com
Este artigo tem a finalidade de esclarecer o que é o diagrama de Pareto: É um recurso gráfico utilizado para estabelecer uma ordenação nas causas de perdas que devem ser sanadas. O diagrama de Pareto torna visivelmente clara a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Ele consiste num gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências da maior para a menor e permite a localização de problemas vitais e a eliminação de perdas.
Palavras-chave: Diagrama de Pareto. Ferramenta da Qualidade. Planejamento Estratégico. Plano de Ação.
INTRODUÇÃO
Problemas de qualidade aparecem sob a forma de perdas. A maioria delas é devido a poucos tipos de defeitos que podem ser atribuídos a um número restrito de causas. Se as causas desses defeitos “vitais” forem identificadas e corrigidas, torna-se possível a eliminação de quase todas as perdas. É uma questão de prioridade.
Os defeitos “secundários” ou “triviais”, com menores consequências, devem ficar para solução posterior. O gráfico de Pareto permite resolver este tipo de problema.
Muitas vezes no Diagrama de Pareto são incluídos valores em porcentagem e o valor acumulado das ocorrências. Assim, torna-se possível avaliar o efeito acumulado dos itens pesquisados. O Diagrama de Pareto é uma ferramenta muito importante porque através dele é possível identificar pequenos problemas que são críticos e causam grandes perdas.
GRÁFICO DE PARETO
Para a construção de um Gráfico de Pareto é preciso seguir os seguintes passos:
Determine o tipo de perda que você quer investigar;
Especifique o aspecto de interesse do tipo de perda que você quer