Artigo
Andréa de Lima Bossardi1 Eliziane do Rocio Becker2 Otávio Pavone de Oliveira3 Thaiana Paula Toso4
RESUMO Este artigo trata de modo geral da Qualidade de Vida no Trabalho, considerada indispensável à produtividade e à competitividade, cruciais à sobrevivência e sucesso para toda e qualquer empresa. Para ilustrar este tema, relata-se o caso da empresa GeloX Refrigeração Ltda, empresa na qual foi realizada uma pesquisa exploratória e na seqüência uma pesquisa descritiva – quantitativa, com o objetivo geral de identificar o grau de satisfação dos funcionários que atuam no setor administrativo com relação a Qualidade de Vida no Trabalho. Os objetivos específicos são mesurar o grau de satisfação quanto à: ambiente de trabalho, ações educativas, benefícios (plano de saúde, alimentação, área de lazer) e perspectiva profissional. O resultado que se pode inferir desta pesquisa é que, de modo geral os funcionários consideram boa a Qualidade de Vida no Trabalho, sendo assim, concluímos que os funcionários estão trabalhando motivados e dentro de uma condição boa de trabalho. Palavras-chave: motivação; satisfação; qualidade de vida; desempenho profissional.
1
Graduanda do Curso de Administração da FAE. Graduanda do Curso de Administração da FAE. E-mail: . Graduando do Curso de Administração da FAE. Graduanda do Curso de Administração da FAE.
2
3
4
INTRODUÇÃO
Não é possível haver organizações estrategicamente vencedoras se não houver funcionários e colaboradores vencedores, e tão pouco organizações motivadas se não houver pessoas motivadas. Partindo-se desta idéia, pode-se dizer que o sucesso de uma empresa depende de seus colaboradores e funcionários, assim para uma empresa obter sucesso é necessário que esta se preocupe com a Qualidade de Vida no Trabalho. A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem sido uma alternativa para administradores, técnicos e pesquisadores objetivando combater os efeitos negativos do taylorismo,