Artigo
Elenice Viana Soares
1.INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar aspectos da sociedade que geram preconceito contra os gordos, bem como os tipos de exclusão que estas pessoas sofrem. Preconceito de qualquer coisa, ou preconceito de alguma coisa leva a discriminação, à marginalização e a violência. Geralmente estas atitudes vêm acompanhadas por teorias justificativas que envolvem o etnocentrismo. Rotulamos e aplicamos estereótipos através dos quais nos guiamos para o confronto cotidiano com a diferença.
O preconceito não nasce com os indivíduos; este é estabelecido através das crenças, aprendizado e exemplos durante toda a vida (KATSEKAS, 1996)
Dentro destes aspectos, e considerando que a sociedade atual é uma sociedade de consumo, construída com base em estereótipos, levando na busca insaciável de enquadramento das pessoas aos padrões sociais, é importante que se entenda as conseqüências causadas nas pessoas que são vítimas desse preconceito, a fim de que se possa analisar a formação da nossa percepção em relação a estas pessoas.
Para melhor compreensão do tema aqui explicitado, buscou-se situar pontos que acredita-se ser relevante para compreender o assunto tais como: etnocentrismo, discriminação, preconceito, estereótipos , e obesidade.
Para o desenvolvimento deste trabalho, utilizou-se a pesquisa bibliográfica que segundo Lakatos (2006), é a reunião de diferentes fontes teóricas que vão responder a um determinado tema, abrangendo jornais, publicações, revistas, livros, monografias, além dos meios de comunicação oral como rádio, gravação etc.
2.VISÃO GERAL SOBRE O ETNOCENTRISMO, PRECONCEITO, DISCRIMINAÇÃO E ESTERIÓTIPOS
Segundo Laraia (2002) Etnocentrismo é um conceito antropológico, segundo o qual a visão ou avaliação ou um grupo de indivíduos faz de um grupo social diferente do seu é apenas baseada nos valores, referencias e