Artigo
Ariana Cavalcante de Abreu
OS BENEFÍCIOS SOCIAIS GARANTIDOS POR EMPRESAS DO SISTEMA “S”
BOA VISTA-RR
2012
OS BENEFÍCIOS SOCIAIS GARANTIDOS POR EMPRESAS DO SISTEMA “S”
ARIANA CAVALCANTE DE ABREU[1]
RESUMO: O principal objetivo do presente artigo é evidenciar os resultados obtidos pelo SESC Roraima, empresa integrante do sistema “S” com a inclusão dos planos de Benefícios Sociais. Optou-se pelo tema devido à necessidade de investigar os resultados obtidos na implantação dos planos de benefícios sociais no SESC Roraima. Esclarecendo que as empresas preocupam-se com o bem-estar, visualizou-se que os benefícios demonstram estímulo a ter qualidade nos serviços. A remuneração não visa apenas recompensar os colaboradores pelo seu trabalho e dedicação, mas tornar sua vida mais fácil e agradável. Sendo os benefícios sociais formas indiretas de compensação total.
PALAVRAS-CHAVE: BENEFÍCIOS SOCIAIS; EMPRESAS; BEM-ESTAR DE COLABORADORES
INTRODUÇÃO:
Inúmeros estudos, no Brasil e no exterior, vêm comprovando que empresas bem dirigidas e organizadas são mais eficazes. Devido à busca constante por alianças e parcerias, a valorização dos profissionais, a racionalização e a produtividade do sistema. Com todo o avanço destacado, as empresas deixam muito a desejar, pois raramente atenta-se para avaliar os aspectos humanos com relação a tal tecnologia.
Temos visto um número alto de trabalhadores com um maior nível de estresses, insegurança, angústia, submissão e baixa criatividade. Baseado neste diagnóstico do trabalhador contemporâneo vê-se a necessidade de lapidação da auto-estima onde os trabalhadores possam buscar o reconhecimento profissional e qualidade de vida.
A auto-estima é uma forma integradora que tem a ver com o bem estar, com a saúde integral. Ela une as partes positivas e negativas, fazendo brotar no indivíduo com mais força sua capacidade