Artigo Ética
Giovani Duarte Oliveira - OAB/SC 16.353 | 27 de Julho de 2011
A ética estuda uma forma específica do comportamento do ser humano e está voltada aos atos do homem como ser social que de uma maneira ou de outra afetam os demais indivíduos em sociedade.
A palavra ética, do grego ethos significa “modo de ser” “caráter” o que muitas vezes faz confundir com moral que trata-se de conjuntos de normas adquiridas pelo homem e também por ser definida como “ciência da moral”.
Para os filósofos gregos a ética subordinava-se à idéia de felicidade do hoje e do bem soberano e consequentemente entendendo que o objetivo da moral era encontrar a definição desse bem, para provar que a felicidade está ao alcance de todo animal racional.
Leciona Aristóteles “... este estudo não é teórico como os outros, pois estudamos não para saber o que é a virtude, mas para sermos bons, que de outra maneira não tiraríamos nenhum benefício dela” (Livro II da “Ética a Nicômaco”).
Deve-se atentar para as ações, como praticá-las sem qualquer vinculação específica, mas de um modo geral todas as atitudes do homem, pois como ética não é uma disciplina ensinada nos bancos escolares, todos, embora não tenham acesso à cultura, a possuem. Com isso nota-se que a virtude liga-se à ética e segundo Pierre Aubenque a ação de cada ser está de acordo com sua essência, com a parte essencial do homem, que é a alma. A alma por sua vez é afetada por prazer ou dor denotando-se os mais variados sentimentos onde inclui-se medo, coragem, alegria, tristeza, amor, ódio, inveja, compaixão. E se o homem consegue utilizar isso na medida certa estará pautando-se dentro da ética.
Para Gérard Lebun, o homem bom aprimora seu comportamento medindo a melhor maneira possível de ser e agir em todas as circunstâncias.
Assim, ética pode ser definida como o comportamento moral do homem em sociedade, que manda com que ele comporte-se de acordo com o seu bem soberano, sua consciência!
O maior desafio é fazer com