Artigo T Picos IV
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UFPB VIRTUAL
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E AGRÁRIAS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS – LICENCIATURA A DISTÂNCIA
CAMPUS III BANANEIRAS – PB
PROFs.: M.Sc. Elizandra Ribeiro de L. Pereira e D.Sc. Marcos Barros de
Medeiros
TUTOR: Maganez dos Santos Vieira
DISCIPLINA: Tópicos Especiais IV - Trofobiose e Proteção de Plantas
ALUNO (A): Ariane Benedictis Carvalho
MATRÍCULA Nº: 91114238
PÓLO: Esplanada-BA
Artigo Científico
Problemas relacionados ao uso de agrotóxicos.
Ariane Benedictis Carvalho
Resumo
Os agrotóxicos são produtos químicos capazes de controlar pragas (animais e vegetais) e doenças em plantas. Com o processo de automação da produção agrícola, nas décadas de 1960-1970, os agrotóxicos passaram a ser amplamente utilizados no Brasil. As propriedades físico-químicas desses produtos, bem como a frequência de uso, modo de aplicação, características bióticas e abióticas do ambiente e condições climáticas podem determinar o seu destino no ambiente. Essas características definem o espectro de impactos no meio ambiente e na saúde humana causados pelos agrotóxicos.
Os impactos na saúde humana são agudos ou crônicos, principalmente nos processos neurológicos, reprodutivos e respiratórios. No meio ambiente, os agrotóxicos têm trazido uma série de transtornos e modificações, atingindo a biota, água, solo entre outros ecossistemas. A conscientização dos produtores para novas formas de controle mais limpas é a garantia do desenvolvimento da agricultura de uma forma sustentável, sem agredir a saúde e o meio ambiente.
Palavras-chave: Agrotóxicos. Contaminação. Impactos ambientais.
Introdução
A produção agrícola pode ser afetada por diversas pragas, como insetos, patógenos e plantas invasoras. Para combater estes organismos, são utilizados produtos químicos, como inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, bactericidas e vermífugos (ALVESFILHO, 2002; SANTOS e PHYN, 2003)
A utilização de agrotóxicos é um