Artigo "O Projeto Ético-Político do Serviço Social"
Marcinha Santos2
Resumo
O presente artigo aborda um breve estudo a respeito do Projeto Ético-Político do Serviço Social, de sua constante construçãona atual conjuntura. Pretende- se ainda, mostrar um pouco do seu contexto histórico e o seu conceito mais amplo e, para assim, melhor relacionar os desafios e possibilidades encontrados para materialização do respectivo projeto na prática de intervenção profissionalna defesa dos interesses da classe trabalhadora e, consequentemente, paraa criação de uma sociedadecaracterizada pela constante garantia e proteção dos direitos sociais e humanos numa perspectiva totalitária e universalizante de tais direitos. Uma vez que a conjuntura atual é marcada por contradições existentes nas relações sociais e diversas expressões da Questão Social que são estabelecidas e agravadas fortemente com o aprofundamento do capitalismo.
Palavras-Chave: ServiçoSocial. Projeto Ético-Político. Materialização. Prática do Assistente Social.
Introdução
A sociedade brasileira já passou, e ainda passa, por decorrentes modificações ao longo dos anos, e com o Serviço Social ocorre o mesmo.
É num cenário econômico e político afetado pela ascensão do capitalismo, em meados dos anos 70, que o Serviço Social, tanto no Brasil como nos outros países da América-Latina, começa a engajar-se em um movimento que ia de encontro às sequelas oriundas do aprofundamento do sistema vigente, o capitalismo. Este movimento é o denominado Movimento de Reconceituação que vai marcar o início da ruptura do Serviço Social com o conservadorismoe que irá começar a se pensar mais em uma maior visibilidade da política social como espaço de luta para a garantia de direitos sociais (Nettoo 1992), uma vez que neste mesmo período vivia-se um momento de muita opressão e repressão.
O Brasil neste período era marcado pela Ditadura, período este