Artigo O Portugu S Da Gente A L Ngua Que Estudamos A L Ngua Que Falamos
2561 palavras
11 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – UFBAInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – IHAC
Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades
Andreza Silva, Emanuelle Fernandes, Graciele Ribeiro, Joseane Santos, Paulo Vitor
Moraes, Tassia Moreno.
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2007, p. 151-196.
A língua é uma forma de realização da linguagem que sempre muda através do tempo e pode manifestar-se de forma escrita, oral ou gestual. A evolução da língua pode ser observada tanto com a sua história externa (onde podemos verificar o seu desenvolvimento em relação à sociedade e a determinadas comunidades linguísticas), e com a história interna, que trata das mudanças ocorridas na sua gramática. Além de ser caracterizada por seus signos específicos aos membros de determinadas comunidades, a língua possui suas variações, sendo destacadas as classificações diacrônica, diatópica, diastrática e diamésica. É importante ressaltar que o português culto - produzido na literatura, na comunicação e exigido nas instituições de ensino - e o sub-standard (português vernáculo) convivem no Brasil trazendo um descompasso entre a exigência e a realidade.
A língua portuguesa não pode ser vista como uniforme devido a sua imensidade de variações, todavia, alguns gramáticos tendem a ter uma visão preconceituosa, não reconhecendo a riqueza destas variações e acreditando que apenas a língua culta, a padrão é correta.
Eixo Diacrônico
Elemento instável, a língua apresenta mudanças que variam muito de acordo com a época, o local, as situações de uso e os diferentes graus sociais dos indivíduos. A essa variação dá-se o nome de diversidade linguística, que é também o resultado da complexidade da sociedade na qual vivemos.
1
Entre as variações da língua está a diacrônica, cuja principal característica é estar sujeita a alterações linguísticas com o passar do tempo, algo que ocorre de maneira