ARTIGO - O BRASIL POTÊNCIA
Professor: José Pio Martins
Módulo: Cenários Econômicos Aplicados à Gestão
Aluno: Rafael Andolfatto Alves
Data: 16/04/2012
O BRASIL POTÊNCIA
O principal objetivo deste posicionamento é mostrar o potencial do parque industrial eletrônico que possuímos no Brasil e o potencial no PR.
Podemos destacar dois grandes fatos neste contexto de crescimento da indústria eletrônica; que teve seu início na década de 90 em função da evolução do ambiente macroeconômico resultante do consumo e procura pelas novidades do setor, modificando desta forma as direções estratégicas, produtivas e concorrenciais; deixando-as globalizadas.
Os fatos que fomentaram esta evolução foram o crescimento dos níveis de produção e a grande força de vendas.
Estes índices tiveram seus valores rapidamente crescentes com a facilidade de compra de matéria prima e com a capacidade tecnológica suprindo as exigências. Este crescimento em escala e velocidade estava inicialmente direcionado para a era da rapidez no processamento dos dados, recepção e transmissão de informações e o “big bang” digital.
Essa adequação do parque fabril Brasileiro favoreceu diversos setores em diversos segmentos qualificando os produtos nacionais e as bases tecnológicas aplicadas.
A eletrônica intensificou a indústria metalúrgica e amplificou a fabricação de produtos finais com maior tecnologia em nosso território.
O complexo eletrônico tornou-se a partir desta década um setor dinâmico e essencial para os padrões industriais que vem se constituindo desde os anos 70.
Tais melhoras na rapidez de acesso e processamento das informações, qualificou o mercado produtivo nacional beneficiando desde a produção de bens de capital até a prestação de serviços e as atividades de lazer. Estes por fim, trazem o melhor conforto, segurança e bem estar da comunidade.
Com o mercado produtivo acelerado, o mercado aquecido, a economia estabilizada; buscou-se cada vez mais a excelência nos produtos,