Artigo - a gestão da qualidade total e suas influências na competitividade empresarial
Nos anos mais recentes, as organizações brasileiras vem sofrendo profundas mudanças que se fazem notar por modificações nas relações sociais e políticas, entre os agentes envolvidos com a vida das empresas. Estas transformações estão ocorrendo em escala mundial em um processo jamais visto de globalização dos mercados. O artigo demonstra a necessidade que as organizações possuem em aprimorar a própria competitividade para sobreviver e vencer neste ambiente cada vez mais desafiador.
Competitividade
Competitividade é a base do sucesso ou fracasso de um negócio onde há livre concorrência. Aqueles com boa competitividade prosperam e se destacam dos seus concorrentes, independente do seu potencial lucro e crescimento. Competitividade é a correta adequação das atividades do negócio no seu micro-ambiente. Fundamentalmente é importante conhecer quais fatores que influenciam o sucesso e/ou fracasso das empresas.
Competitividade
Competitividade é entendida como o coração do fracasso ou do sucesso das organizações empresariais. Uma empresa se diferencia de seus competidores quando provê algo único que é valorizado pelos seus clientes, além de oferecer este algo a um preço aceitável.
Qualidade total e competitividade: Influências
Uma das estratégias competitivas possíveis de ser utilizada pela empresa é a diferenciação dos seus produtos e/ou serviços.
A prática da gestão pela qualidade total influencia a competitividade empresarial em diversos aspectos:
A empresa diferenciar-se e competir com produtos livres de defeitos, produtos confiáveis, entregas rápidas e confiáveis
Uso de critérios de desempenho com base em indicadores de qualidade, confiabilidade e prazos.
A definição de foco e da busca da excelência no que realmente importa, a satisfação dos clientes
A satisfação é conseguida durante toda a vida do produto, e não apenas na ocasião de compra
É preciso um conjunto de atributos para proporcionar o máximo de satisfação