artigo a arquitetura moderna existe
A arquitetura moderna ainda existe?
Gabriel Marcelo Bortolai
Resumo
O artigo traz o questionamento se arquitetura moderna ainda existe, quais elementos colocam em cheque esse movimento atualmente e se ainda é valido no contexto atual usar a ‘‘cara’’ da arquitetura moderna sem nenhum embasamento. A fim de chegar a uma conclusão foi usado como exemplo duas obras tidas como modernas: a primeira uma obra realmente modernista com todos os preceitos e intenções necessários a dar peso cultural a uma obra realmente moderna e uma segunda obra que usa alguns dos conceitos modernistas apenas como estilismo. E analisando as duas obras se chegou a idéia de que a arquitetura moderna ainda pode estar sendo produzida, mas sem embasamento e simplesmente como estilo arquitetônico, fato esse que torna a obra incoerente em responder suas necessidades empobrecendo a arquitetura.
Gabriel Marcelo Bortolai – Aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade do Vale do Ipojuca Caruaru - PE e Técnico em Design de Interiores pela ETEC Carlos de Campos São Paulo – SP.
1 Introdução
Moderno sem essência é só arquitetura.
Arquitetura moderna ainda existe? Talvez! Esse questionamento traz elementos que colocam em cheque um estilo que ainda hoje é muito difundido, mas será que produzir arquitetura moderna simplesmente como um estilo, sem ter um embasamento histórico e social é valido ou está entrando em choque com as características que dão força ao movimento? Esse trabalho tenta mostrar como a produção de arquitetura moderna sem seu embasamento é apenas estilismo e para comprovar essas afirmações serão analisados dois exemplos de arquitetura moderna a primeira da década de 60 que tem embasamento político, histórico e social e a segunda com apenas estilismo.
2 Desenvolvimento
O movimento modernista sempre teve um forte apelo sentimental, praticamente uma utopia que pretendia resolver os problemas do mundo como