Artigo V2
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Prof. Yóris L. de Souza
Metodologias Ágeis de Software
Valor para o negócio da empresa produtora de software
Aparecida Isabel Alves
Belo Horizonte
2010
SUMÁRIO
1. Introdução 2
2. Desenvolvimento 2
3. Conclusão 5
4. Referências 6
1. Introdução
A expressão “Metodologias Ágeis” tornou-se conhecida em fevereiro de 2001, quando profissionais da área de desenvolvimento de software, que questionavam uma série de mitos e práticas adotadas em práticas tradicionais de Desenvolvimento de Software, estabeleceram características e princípios comuns a este método, ficando o movimento conhecido como “Manifesto Ágil”.
Após o Manifesto Ágil passou-se a valorizar:
Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas;
Trabalho de software mais que documentação abrangente;
Colaboração do Cliente sobre negociação de contrato;
Responder a mudanças mais que seguir um plano.
De acordo com HIGHSMITH, apud (DIAS1 & SOLER2) o Agile Project Management (APM) pode ser definido como: “[...] um conjunto de valores, princípios e práticas que auxiliam a equipe de projeto a entregar produtos ou serviços de valor em um ambiente complexo, instável e desafiador”.
Este artigo tem como objetivo apresentar conceitualmente “Metodologias Ágeis de Desenvolvimento de Software” e responder a seguinte pergunta: Como as metodologias ágeis podem agregar valor para o negócio de uma organização produtora de software?
2. Desenvolvimento
De acordo com Santos & Luz:
Métodos ágeis (AM) é uma coleção de metodologias baseada na prática para modelagem efetiva de sistemas baseados em software. É uma filosofia onde muitas metodologias se encaixam.
As metodologias ágeis aplicam uma coleção de práticas, guiadas por princípios e valores que podem ser aplicados por profissionais de software no dia a dia.
De acordo com Silva, os participantes do Manifesto Ágil concluíram que doze princípios deveriam reger as