Artigo tração
Nome da Instituição, nome da disciplina, título da prática, integrantes do grupo e turma.
FAZER A CAPA
Pedro William Nascimento Silva
Silvia Bastos Paes
Renata Poderoso
Patrícia
1. Introdução
Os projetos de engenharia envolvem desenvolvimento, fabricação e avaliação de materiais para as mais diversas aplicações. Seja para o projeto e confecção de pequenos ou grandes componentes, é fundamental o conhecimento do comportamento dos materiais com que se deseja trabalhar.
Portanto, para a escolha do elemento certo, torna-se imprescindível que o projetista tenha em mãos os parâmetros de comportamento dos materiais, que são determinados através dos ensaios mecânicos.
2. Objetivo
A partir de ensaio de Tração de corpos de prova, analisar o comportamento do Alumínio e do Aço Inox 304 diante das tensões aplicadas para a geração do Gráfico de Tensão X Deformação.
2.1. Objetivo Específico
Analisar e comparar os materiais quanto as suas propriedades mecânicas.
3. Fundamentação Teórica:
Para a análise de determinadas propriedades mecânicas dos materiais há a necessidade de realização de ensaio de tração para que se possa criar através de seus resultados o gráfico Tensão-Deformação, a partir do qual obtém-se as informações desejadas.
3.1. Ensaio de Tração.
O ensaio de tração consiste basicamente em tracionar um corpo de prova até sua ruptura com a finalidade de analisar a relação entre a tensão aplicada e a deformação obtida.
A máquina de ensaios Universal é projetada para alongar um corpo de prova a uma taxa constante, além de medir simultaneamente a carga instantânea aplicada e os alongamentos resultantes através de um extensômetro.
3.1.1 Tensão
A máquina Universal fornece a relação entre a deformação apresentada ao se aplicar determinada força. Dessa forma a tensão deve ser calculada dividindo-se o valor da força aplicada pela área da seção do corpo de