ARTIGO Trabalho Banco de Dados
Artur Afonso Mafezzoli Júnior
Carlos Eduardo de Oliveira
Mauro Cesar da Silva
Lucas Correia
Banco de Dados 1 – Malcus Imhof
Introdução Este artigo mostrará um pouco sobre mais Banco de Dados especificamente o PostgreSQL (muitas vezes referido apenas como Postgres). Como tal, faremos primeiro uma pequena abordagem à história dos SGBD, seguida uma introdução ao sistema, abordando à sua criação e desenvolvimento, aplicabilidade e capacidades.
Palavras-chave: Artigo Científico. Banco de Dados. Postgre.
1. PostgreSQL
O PostgreSQL é um dos SGBDs (Sistema Gerenciador de Bancos de Dados) de código aberto mais avançado que existe. O PostgreSQL é um dos resultados de uma ampla evolução que se iniciou com o projeto Ingres, desenvolvido na Universidade de Berkele.
O líder do projeto, Michael Stonebraker, em 1985, começou um projeto pós-Ingres com o objetivo de resolver problemas com o modelo de banco de dados relacional. O principal problema era a incapacidade do modelo relacional compreender “tipos” (atualmente, chamados de objetos), ou seja, combinações de dados simples que formam uma única unidade. O projeto resultante, chamado Postgres, era orientado a introduzir a menor quantidade possível de funcionalidades para completar o suporte a tipos. Estas funcionalidades incluíam a habilidade de definir tipos, mas também a habilidade de descrever relações - as quais até este momento eram amplamente utilizadas, mas completamente mantidas pelo usuário. No Postgres, o banco de dados "compreendia" as relações e podia obter informações de tabelas relacionadas utilizando regras. Como o Postgres é “open source”, não existe um proprietário, mas sim uma organização chamada PostgreSQL Global Development Group, formado por grupos de desenvolvedores que em sua maioria são voluntários.
2. MVCC (Multiversion Concurrency Control)
MVCC é o método PostgreSQL usa para lidar com a consistência dos dados quando vários processos estão acessando a mesma tabela.PostgreSQL a