ARTIGO TCC2
Anderson de Almeida Junior
Orientador: Lucynei Pedrosa
RESUMO
O objetivo deste trabalho é demonstrar a relevância da auditoria interna dentro dos estoques, ressaltando as vantagens e desvantagens no contexto dos mesmos, detalhando sua função e os diversos tipos de controles existentes, tendo a auditoria interna como forte aliada na verificação e fiscalização destes controles internos. Auditoria é uma técnica contábil, através da qual são examinados os registros contábeis e documentos da entidade, emitindo-se parecer sobre as Demonstrações Financeiras auditadas. A auditoria está subordinada às suas normas e procedimentos, aos postulados da contabilidade e comportamentos éticos A Superavaliação e a Subavaliação de estoques visam ocultar a sonegação de tributos através da omissão de receitas. A verificação da exatidão dos estoques, bem como a elucidação de irregularidades e repercussões tributárias que envolvem os estoques, são os objetivos da auditoria dos estoques.
Palavras-chave: Estoque – Controle – Auditoria Interna
INTRODUÇÃO
Agregar valor é a palavra de ordem nas organizações, levando o administrador a repensar e reaprender as novas técnicas da administração moderna, na intenção de conseguir mais resultados utilizando cada vez menos recursos.
“Auditoria é uma técnica aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e de quaisquer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza aziendal, pública ou privada, quer ocorridos, quer por ocorrer ou prospectados e diagnosticados.” (SÁ, 1998, p.25)
A auditoria interna, neste momento, tem um papel fundamental, pois através de técnicas e procedimentos específicos, procura auxiliar o administrador no processo gerencial. Geralmente, nas grandes organizações, onde as atividades tendem a ser mais complexas, se tem uma auditoria interna que é