Artigo Sustentabilidade
As organizações na sua maioria são formadas por departamentos constituídos a fim de dividir e facilitar o trabalho dos colaboradores tendo como objetivo principal a eficiência da empresa devido à importância em se manter no mercado tão competitivo onde é necessário ter um diferencial competitivo. Com o surgimento da sustentabilidade empresarial os gestores perceberam que além de eficiência é preciso também ser eficaz e para tanto é necessário estar atento à sustentabilidade que atualmente tem tido grande destaque no meio empresarial e gerando muitas discussões, e que muitas vezes pode se tornar um diferencial da empresa naquele segmento de mercado.
Podemos dizer que sustentabilidade é segundo site de pesquisa ecologia e saúde, um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o meio ambiente sustentável da sociedade. Logo para que uma empresa seja considerada sustentável ambientalmente e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, praticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive) sem agredir ao meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.
Segundo Antunes, Juliana (2010), “O surgimento do conceito de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade corporativa”. Blog Sustentabilidade coporativa.com. Nos últimos 10 anos a maneira que as organizações estão trabalhando as questões sociais e ambientais mudaram muito.
É fato que estamos tendo a visão de um panorama geral e no Brasil isso está muito longe de ser efetivamente praticado.
Vellani, Ribeiro (2009 p. 49), afirma que:
“Uma ação ecológica empresarial (ou atividade ambiental) representa um conjunto de tarefas correlatas e inter-relacionadas com uma finalidade comum e específica de proteção dos ecossistemas. Programas que visam ao tratamento do efluente; a reciclagem de resíduos permitindo seu reuso ou sua venda; o aumento da eficiência no uso de insumos; a obtenção de certificações; educação ambiental;