Artigo sobre o Brasil
2014
SUMÁRIO
1.0 Brasil, um território de rochas antigas 3
2.0 As formas brasileiras 3
3.0 Brasil, Um país tropical 6
4.0 A diversidade dos biomas brasileiros 6
5.0 A intervenção humana 9
Considerações Finais 11
Referências 12
INTRODUÇÃO
Brasil. Este país gigante ocupa uma área de 8 515 767 km² da face do planeta terra. O que este país que está localizado entre 10 outros países tem a nos mostrar? O que toda essa extensão de terra tem para ser usado? Neste trabalho, será mostrado todas essas características pertencentes à esse país composto por 26 estados
1.0 Brasil, um território de rochas antigas
As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes externos (chuvas, ventos etc.) e agentes internos (erupções vulcânicas e tectonismo). Esse processo ocorre há bilhões de anos e o conhecimento da estrutura geológica de um determinado local é de fundamental importância na análise do relevo e dos possíveis recursos minerais existentes.
O Brasil, por apresentar uma grande extensão territorial (8.514.876 quilômetros quadrados), possui estrutura geológica composta por três tipos distintos: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos.
Escudos cristalinos
Responsável por aproximadamente 36% do território nacional, essa formação ocorreu no período pré-cambriano. Ela apresenta composição diferente conforme os terrenos arqueozoicos (32% do território nacional) e proterozoicos (4% do território). No primeiro é possível encontrar rochas como o granito, gnaisses, grafita e elevações como a serra do Mar. Sua formação é a mais antiga, apresentando pequena riqueza mineral. Já nos terrenos proterozoicos, há rochas metamórficas que formam jazidas minerais (ferro, níquel, chumbo, ouro, prata, diamantes e manganês). A serra dos Carajás, no estado do Pará, é um terreno proterozoico.
Bacias sedimentares
Essa formação recobre cerca de