artigo sobre violencia
Artigo sobre Violência Questões que norteiam a relação escola x violência x disciplina
Os paradigmas relacionados a leis e direitos humanos norteiam a relação violência e (in)disciplina na escola, sendo que os atores que compõe o cenário estão insatisfeitos, infelizes, sugerem algumas questões, mas têm dificuldade em responsabilizar-se, tratando a questão como doença ou desrespeito legal.
Os conceitos de violência e violentos, disciplina e indisciplina muitas vezes são dissociados de pesquisas atualizadas e se baseiam apenas no olhar de alguns atores do processo.
Determinantes dos problemas da violência e da disciplina na escola
O não atendimento das expectativas que a escola declara a sua clientela, a deficiência nas condições de trabalho dos profissionais da escola e ausência de postura e responsabilidade das famílias tem causado problemas de violência em suas vertentes gerais.
O não estudar os problemas vividos pela infância e adolescência atual, sem pensar no futuro, apenas queremos corrigir o imediato, em muitas questões não ouve-se os próprios alunos e famílias, apenas responsabilizam-nas. A escola deixou de ser atrativa para os alunos e obrigação pra os profissionais que nela atuam, como consequência cria-se um campo de guerra, de silenciador e silenciado.
Relação entre a necessidade de disciplina e de liberdade do aluno
Os conceitos de liberdade e disciplina embora estejamos no séc. XXI, ainda permanecem do séc. XX ou quem sabe XIX. Então temos questões construídas divergentes. A liberdade que se deseja é demasiada para alguns e ideal para outros e a disciplina para uns é repressão para alguns e ideal para outros. Na verdade o limite ético foi perdido no respeito aos direitos humanos e todos os conceitos dizem respeito a vontade privada. Daí provêm muitas vezes o conflito.
Sugestões para a gestão pedagógica da disciplina e da violência na escola
Fortalecimento do conselho de escola com a responsabilização de todos os