artigo sobre violencia
A violência está tomando conta do Brasil, a cada dia ela está aumentando. O Brasil é um dos países onde a violência é muito alarmante, os homicídios cresceram 29% na década passada e entre os jovens esse crescimento foi de 48%. A população brasileira está entre as mais violentas do mundo, e poucos países sofrem ações de terrorismo urbano como as praticados pelos traficantes no Rio de Janeiro.
Quais as causas da violência? O que deve ser feito? São questões das quais são muito discutidas por todo mundo. A carências das populações de baixa renda, precariamente assistidas nas periferias das grandes cidades faz com que os jovens procurem formas ilegais de ganhar dinheiro como o roubo, assalto etc.
O treinamento deficiente da polícia, o salário baixo, padecem de grave vulnerabilidade à corrupção. A ineficiência da ação policial na contenção dos crimes, assim como o excessivo número de mortes de civis e de policiais, decorre dessas deficiências e do emprego de estratégias policiais.
Como fazer para melhorar a situação de violência do Brasil? Realizar projetos sociais com intuito de diminuir a desigualdade social abrindo outros caminhos, além dos caminhos criminosos que fomentam a violência, à população de baixa renda. Criação de um instituto de estudos e pesquisas de segurança pública para desenvolver pesquisas sobre o controle da violência e promover o desenvolvimento de modelos de organização, de gestão e de processos mais eficientes e eficazes para as polícias. Treinamento melhor para os policiais, melhorar o salário dos, criar leis mais rigorosas com punições mais rígidas.
A violência no Brasil atingiu índices inaceitáveis e a grande dificuldade em se pôr um fim a esse mal é a grandeza de suas causas. O que existe é um ciclo vicioso: Condição econômica do país -> Desigualdade social -> Crimes -> Violência -> Polícia ineficiente. Para melhorar tudo isso é preciso participação popular e grande empenho dos órgãos administrativos.