Artigo sobre pirataria
Quando precisamos de um editor de fotos, um desenvolvedor de desenhos 3D quase sempre procuramos esses programas na internet para download, e nem preocupamos em adquirir sua licença para a devida utilização do produto. Inconscientemente estamos praticando a pirataria, pirataria nada mais é que a distribuição ilegal de material sem o pagamento dos direitos autorais do produto, os impostos e o direito da marca.
Um estudo feito em 2002 pela Business Software Alliance relatou que a cada cinco softwares usados em empresas dois são piratas. Um dos principais fatores que me levam a baixar ilegalmente um software é o alto preço dos produtos originais, a licença dos produtos tem valores muito elevados, um pacote do Office possui valor superior a 300 reais.
Ao se deparar com o preço do produto e a possibilidade de poder baixar o arquivo em algumas horas gratuitamente, nós vemos tentados. Quase todos nós temos a ideia de que o que fazemos é ilegal, mas como várias pessoas praticam esse ato temos certeza que será quase impossível da justiça aplicar a punição a todos cometem isso.
Determinados programas que são baixados ilegalmente não têm todas as funções que a versão paga apresenta. Os antivírus atuais na versão gratuita apresentam uma proteção bem menor do que para quem adquiri sua licença, e atualmente com o avanço no ramo da tecnologia se tornou mais difícil adquirir a chave de validação que dá acesso à versão completa.
Se todos nós comprássemos softwares originais o preço dos produtos abaixaria, e se os impostos fossem reduzidos contribuiria ainda mais para a venda dos produtos originais, afinal é vantajoso adquirir um produto legalmente, pois temos a garantia e o suporte necessário que na versão pirata não possuímos.