Artigo sobre Multim dia TEXTO
Caio Alexandre Fernandez de Agustini Farina – 707170
Daniel Torel – 706175
Vitor Moreira – 705915
Este artigo tem como objetivo explicar a mídia texto, exemplificando o que é, seus métodos de armazenamentos e reprodução, algoritmos de compactação e softwares de manipulação do mesmo.
I.
Introdução
O texto pode ser definido como um conjunto de caracteres (símbolos), palavras e frases encadeadas que juntas permitem a transmissão de uma mensagem através da intepretação das pessoas, é a forma mais antiga de mídia conhecida pelo homem, encontrado em um documento com data do século 14 A.C., este documento é um pequeno fragmento que contem símbolos cuneiformes, idioma acadiano que era utilizado naquela época (1).
americanos, onde são utilizados 8 bits (1 byte) armazenados para representar cada caractere, esta tabela pode ser dívida em 3 partes, totalizando 256 caracteres, sendo de reservado 0 a 31 para caracteres de controle, de 32 a 126 para caracteres comuns e 127 a
255 para caracteres especiais, conforme mostra a imagem a seguir, o número em binário é referenciado a uma letra, como por exemplo a letra “a” que é lida reconhecida pelo binário “0100 0001”.
Como mídia mais antiga, ao longo do tempo foram criados muitos documentos, contendo fatos importantes da história do homem, escritos em diferentes línguas.
Com o surgimento dos computadores, estes textos começaram a ser escritos agora em forma digital, mas esta mudança veio com alguns problemas, como armazenar estes textos? Como tornar viável o armazenamento dos mesmos? Problemas estes que ao longo do tempo foram criadas técnicas para resolve-los.
II.
Armazenamento e Reprodução
O computador é uma grande calculadora, tudo que ele sabe fazer é executar cálculos com números, sendo assim incapaz de entender o texto, para isso existem tabelas que referenciam os caracteres a serem utilizados, um dos mais conhecidos é a tabela ASCII (American
Standard Code for Information Interchange)
(2), utilizando o