Artigo sobre Lojas Marisa
Erros de Gestão Marisa
Marisa S.A.
Erros de Gestão Marisa
“O pioneirismo e o empreendedorismo estão no DNA da Marisa. Bernardo Goldfarb, fundador da empresa, praticamente nasceu dentro da loja de sapatos do seu pai. A primeira unidade da rede, Marisa Bolsas, foi inaugurada em 1948. Vendendo pronta-entrega de estoques de grandes fabricantes a preços competitivos, este pioneiro empreendedor encontrou seu nicho e seu público. A terceira loja do grupo, Marisa Malhas, deu início ao processo de expansão que continua até hoje. Foram passos largos e precisos de uma eficiente estratégia de crescimento que resultou em uma empresa genuinamente brasileira. Sempre com foco na classe C, a Marisa desde o início buscou o crescimento contínuo de seus negócios e se tornou referência na venda de moda para esta que é a nova classe média brasileira. A Marisa é uma sólida companhia, com uma marca forte e tradicional. O slogan, “De Mulher para Mulher”, é facilmente reconhecido em qualquer região do País. Buscando sempre se adaptar às necessidades de seu público, com a modernização e ampliação das lojas e do mix de produtos oferecidos, a companhia conquistou a confiança de suas clientes.”
Introdução
A Lojas Marisa, rede varejista de vestuário, decepcionou com lucros abaixo do esperado. A empresa foi afetada pela intensa atividade promocional e a desvalorização dos estoques. Empresa foi lenta ao renovar coleções e teve de investir pesado em marketing em 2013, o que resultou em uma queda de 63% no lucro anual.
Uma série de erros operacionais em 2013, que foram desde coleções inadequadas ao gosto da consumidora até gastos excessivos com publicidade e marketing, derrubaram o lucro anual da Lojas Marisa, quarta maior varejista de moda do País (atrás de C&A, Renner e Riachuelo) em 63%. Os ganhos da empresa ficaram em R$ 85,5 milhões no fechamento de 2013, contra R$ 230