Artigo sobre leitura e escrita
EDMEA MARIA BERNARDO ²
ELIALDE NERES DA SILVA
FERNANDA TELES DE OLIVEIRA SANTOS
MAYARA MOREIRA FERNANDES DE BRITO
RESUMO: O processo de leitura e escrita no contexto escolar são atividades iniciais para o desenvolvimento educacional de todo educando, por isso, a necessidade destas habilidades serem instigadas aos alunos de forma mais expressiva, através de atividades permanentes, base-alfabética, visitas à biblioteca, para que através das mesmas possam sentir-se leitores-escritores competentes, capazes de transformar-se continuamente no âmbito escolar. Portanto, no intuito de melhorar e ajudar a sanar as dificuldades de leitura e escrita de nossos alunos, foi ai que se deu a escolha do tema, pois o processo de leitura e escrita no contexto escolar são atividades iniciais para o desenvolvimento cognitivo, motor e social de todo educando. Este trabalho se refere a uma pesquisa bibliográfica que contou com o aporte teórico dos Paramentos Curriculares Nacionais, Lopez, Freire, Ferreiro e LDB 9394/96. Onde estes teóricos pontuaram claramente conceitos relacionados ao tema nos munindo de ferramentas científicas para estruturar o nosso trabalho.
Palavras-chave: Leitura – Escrita – Habilidades – Transformação – leitores críticos
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, percebe-se a grande necessidade de desenvolver as habilidades de leitura e escrita para o melhor desempenho das práticas sociais e profissionais existentes na sociedade. Sem o domínio dessas habilidades, o educando encontrará dificuldades de expressão oral e escrita.
Diante das transformações ocorridas na educação é fundamental que o docente esteja em constante aprendizagem para a ampliação de seus conhecimentos, pois não só os educadores, mas também os educandos fazem parte desta evolução, e cabe a cada um ser o principal responsável por estas transformações. Assim, ambos deverão ser sempre pesquisadores de mundo e conhecedores das