Artigo sobre importância da leitura
A leitura é de fundamental importância para a aprendizagem do ser humano, pois possibilita o desenvolvimento da imaginação, criatividade, enriquece o vocabulário e aumenta o repertório de informações. O hábito de ler deve ser estimulado desde a infância, para despertar no indivíduo o gosto pela a leitura, assim ele será um adulto culto, dinâmico e crítico.
Muitas vezes a ensino da leitura é visto somente como responsabilidade do professor da língua portuguesa, porém ensinar as crianças a lerem e a escreverem em especial à leitura, faz parte de todas as disciplinas, porém é necessário saber fazer a leitura de forma racional, por exemplo: na disciplina de matemática, para que os alunos possam resolver um problema matemático, é necessário saberem interpretar o que o problema está pedindo, e para que possam interpretar é preciso ler de uma forma compreensível.
Não falo de ensino programado, que reduz tudo a um condicionamento pelo texto, mais penso que a escola precisa ensinar os alunos a ler e a entender não só as palavras, as histórias das analogias, mas também os textos específicos de cada matéria, as provas de cada área, as instruções de como fazer algo etc. a leitura não pode ficar restrita à literatura e ao noticiário. (CAGLIARI, 1992, p. 149).
Cabe então, a todos os professores serem intermediários do conhecimento á leitura, pois é do interesse e responsabilidade de todos a formação de seus alunos, quanto cidadãos reflexivos. Por meio desse intermédio é que a relação aluno/leitura irá se estabelecer.
Durante as entrevistas realizadas na ONG Nossa Senhora das Graças, com as professoras da Educação de Jovens e Adultos, ficou evidente a ausência das práticas de leitura nas aulas. Sendo assim, esse fato se torna um grande problema, pois a leitura é indispensável para a aprendizagem do indivíduo, se as diferentes estratégias de leitura não forem aplicadas durante as aulas é provável que toda a turma tenha muita dificuldade para