Artigo Sobre Feudalismo
Edilson Almeida Gomes da Silva 1
Olívia de Sousa Costa 2
Simone Rodrigues de Oliveira 3
Resumo: Este trabalho visa apresentar uma ideia sobre o feudalismo em seus aspectos político-sociais, econômicos e religiosos e como se deu a sua formação, e as relações de trabalho entre os senhores feudais e os servos. O objetivo é compreender o processo de organização e proporcionar o conhecimento do modo de vida no período medieval.
Palavras-chave: Feudalismo. Idade Média. Estamental.
O Feudalismo foi o sistema sócio econômico dominante na Idade Média, que engloba aspectos político-sociais, econômicos e religiosos da Europa. No aspecto político-social, a desestruturação política e sociedade estamental. No aspecto econômico, uma economia agrária, baseada no trabalho servil. No aspecto religioso, a dominância da igreja do pensamento religioso. Tudo isso mostra como era o feudalismo na Idade Média, criado a partir das estruturas dos mundos romano e germânico, desde o processo das invasões bárbaras e do fim do Império Romano.
O poder político era desestruturado e descentralizado, pois o poder do rei era dividido e enfraquecido pelo poder local dos senhores feudais, isso aconteceu porque quando a Europa foi invadida pelos bárbaros (vikings, hunos e árabes), os reis não tinham exércitos fortes para defender seus reinos da invasão destes povos, então eles chamaram grandes proprietários rurais e concedeu-lhes pedaços de terra, chamados feudos, em troca de proteção para estes povos contra invasores. Segundo o historiador francês JACQUES LE GOFF, “cada senhor feudal era líder do seu território, tendo poder semelhante ao real para com seus subordinados. Esse fator também contribuiu com o declínio do Império. ”
Havia uma sociedade estamental e hierarquizada, porque aqueles que nascessem nos estamentos mais baixos estariam condenados à neles permanecerem, uma vez que não havia a possibilidade de ascensão social, esta sociedade estava dividida na