Artigo Sobre Dissolu O De Comprimidos
Nilson Oliveira Gonçalves Pita, Érika de Cássia Prates, Humberto Gomes Ferraz* Departamento de Farmácia, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade de São Paulo
Unitermos:
Ciprofloxacino
Comprimidos
Perfil de dissolução• Dissolução/eficiência
*Correspondência: H. G. Ferraz
Depto. de Farmácia
FCF-USP
Av. Prof. Lineu Prestes, 580
Caixa Postal 66083
05508-900
São Paulo – SP – Brasil E-mail: sferraz@usp.br
INTRODUÇÃO
O ciprofloxacino é um quimioterápico de amplo espectro utilizado para o tratamento de patologias causadas por microorganismos gram-positivos e gram-negativos sensíveis. É absorvido rapidamente após administração oral, apresentando biodisponibilidade superior a 80%. No Brasil, é encontrado sob a forma de comprimidos de liberação imediata, sendo produzido por vários laboratórios diferentes (Martindale, 2002; DEF, 2001; Korolkovas, 2002).
No Brasil, a implantação dos chamados genéricos, a partir da lei 9787, de 10 de fevereiro de 1999 (Brasil, 1999), foi uma tentativa de tornar os medicamentos mais acessíveis, já que, inegavelmente, tais produtos constituiem-se em alternativa economicamente mais viável que os ditos medicamentos de marca ou inovadores (Medicamentos genéricos, 2001). Entretanto, uma outra categoria de produtos existentes no mercado farmacêutico brasileiro, os “similares” ocupam, ainda, posição de destaque.
Por outro lado, o ensaio de dissolução é uma das ferramentas mais adequadas para se verificar o desempenho de um medicamento, sob a forma sólida, no que se refere à sua liberação a partir da forma farmacêutica (Banakar, 1992; Abdou et al., 2000).
Assim, considerando-se que o ciprofloxacino, um medicamento de custo relativamente elevado, é comercializado no Brasil sob várias denominações comerciais, oriundas de laboratórios distintos e que não existem no Brasil estudos que avaliem seu desempenho in vivo ou in vitro, este