artigo sobre condutividade eletrica
Membros da equipe: Rodrigo Veloso, Gutierrez Ferreira, Carlos Caique, Igor Dantas
Professora: Luciana De Menezes Moreira
Introdução Através de experimentos realizados no laboratório de química da instituição UNIFACS, podemos entender melhor o conceito de campo elétrico e de condutividade.
Objetivos O objetivo do experimento é entender: as ligações químicas, saber as características das ligações iônicas e das ligações moleculares, identificando soluções eletrolíticas e soluções não eletrolíticas. Estudar a polaridade das moléculas de solventes, com polaridades diferentes, através da ação do campo elétrico sobre os mesmos. Estudar a condutividade de soluções eletrolíticas e moleculares e a condutividade elétrica em sólidos iônicos, metálicos, moleculares e covalentes.
Experimento I O experimento I foi sobre a ação de um campo elétrico. Consistiu em montar três buretas de 50ml em suporte universal, cada uma contendo uma solução de água destilada, álcool etílico e hexano. Logo depois, abrir a torneira da bureta de modo a deixar correr um fio de cada solução de uma certa altura do bico da bureta até o béquer, aproximar um bastão de vidro atritado no jaleco e observar a reação de cada solução.
RESULTADOS OBTIDOS:
Agua Destilada – Foi atraída pelo bastão
Álcool Etílico – Foi atraído pelo bastão
Hexano – Não sofreu alteração.
EXPLICAÇÃO:
Estes resultados foram obtidos, pois quando o bastão é atritado com o jaleco ele adquire elétrons e passa a ter carga negativa, ficando assim, carregado com carga negativa exercendo uma força de atração sob as moléculas positivas das substancia polares água e o álcool. O que não ocorre com o hexano que é apolar e não sofre influência.
FLUXOGRAMA:
Experimento II
Usando um circuito elétrico montado no laboratório, testamos a passagem da corrente elétrica colocando as pontas dos fios do sistema no béquer uma solução por vez, para verificar uma