Artigo sobre anatomia
Os anatomistas, geralmente, têm como objeto de estudo peças dessecadas, previamente preparadas para contemplar esse objetivo. Nessas situações, a observação é feita unicamente a olho nu.
Muito antiga, a Anatomia já foi, outrora, estudada como uma matéria auxiliar da cirurgia. As primeiras ilustrações anatômicas impressas foram feitas no século quinze, embora pouco realistas e bastante primitivas. Alguns artistas renascentistas, como Leonardo da Vinci, deram contribuições notórias para tais representações, feitas de forma mais descritiva e real. Tal artista foi, inclusive, responsável pela nomeação de algumas dessas estruturas.
Não são raras as vezes em que encontramos diferenças entre peças anatômicas de indivíduos da mesma espécie, seja na forma ou mesmo posição. Quando isso ocorre, mas não há prejuízo funcional para o indivíduo, falamos em variação anatômica. A idade, sexo e raça são alguns fatores que podem propiciar o surgimento dessas variações.
Em situações nas quais essas diferenças fornecem perturbações funcionais, falamos, na Anatomia, em anomalias, sendo um exemplo a ausência de um ou mais dedos das mãos.
Existem, ainda, casos em que a variação é tão grande que, além de causar deformações, inviabiliza a vida do indivíduo. Falamos em monstruosidade.
Nessa seção você encontrará um vasto material sobre a Anatomia Humana. Conheça os textos aqui disponibilizados e obtenha informações muito interessantes sobre a nossa